Optativas

DISCIPLINAS 

 

1. Disciplina: Estatística Experimental

 Carga Horária: 60 horas

Ementa: Conceitos de Estatística Experimental; Principios básicos da experimentação (Repetição, Casualisação e Controle Local); ANOVA; Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC); Escolha do Teste Estatístico Adequado (Procedimento de Comparações Multiplas): Teste de t de stundent; Tukey, SNK, Scheffé, Duncan e Dunnet; Delineamento em Blocos Casualizados (DBC); Delineamento em Quadrado Latino; Esquema Fatorial; Introdução a Regressão Linear; Análises estatísticas para experimentos com dados desbalanceados (parcela perdida); Utilização programas estatísticos (SAS, GENES, SISVAR; ASSISTAT, SPSS, entre outros).

2. Disciplina: Melhoramento Animal

 Carga Horária: 60 horas

Ementa: Introdução e Histórico. Evolução do Melhoramento Animal.• Introdução dos computadores e os programas de Melhoramento.• Biotecnologia e tecnologia do DNA Recombinante aplicado ao Melhoramento Animal.• Conceitos estatísticos aplicados no Melhoramento Animal. Exploração de dados experimentais para uso em programas de melhoramento animal Interação Genótipo-Ambiente. Parâmetros Genéticos. Melhoramento genético das espécies domésticas: aves, suínos, bovinos de leite, bovinos de corte, caprinos, ovinos. Melhoramento de outras espécies de interesse zootécnico. Seleção assistida por marcadores, Conservação genética. Avaliação genética e uso de programas de computação para análise de dados.

3. Disciplina: Nutrição de Ruminantes

Carga Horária: 60 horas

Ementa: Aspectos anatômicos, funcionais e fisiológicos do trato gastrintestinal dos ruminantes. Microbiologia ruminal e intestinal. Fermentação ruminal. Digestão e absorção dos nutrientes. Metabolismo das proteínas, carboidratos, lipídeos e na glândula mamária. Distúrbios metabólicos. Utilização de fontes nitrogenadas não protéicas. Manejo nutricional em sistemas de alimentação.

4. Disciplina: Bovinocultura de Leite

Carga Horária: 60 horas

Ementa: Situação e perspectivas da bovinocultura no Brasil e no mundo; Índices de produtividade de bovinocultura leiteira. Sistemas de criação, raças e cruzamentos de bovinos para a produção de leite. Aspectos anatômicos e fisiológicos da lactação. Manejo alimentar e reprodutivo para bovinos de leite. Balanço energético negativo e os distúrbios metabólicos em vacas leiteiras; Manejo da Criação de bezerros do desmame, crescimento e fase de novilhas. Profilaxia e saúde do rebanho.

5. Disciplina: Análises de Alimentos

Carga Horária: 45 horas

Ementa: Importância. Estudo da composição química dos alimentos. Colheita e preparo de amostras para análise bromatológica. Principais técnicas de análises laboratoriais na determinação da composição química bromatológica dos alimentos; Métodos de determinação da digestibilidade “in vitro”, “in vivo” e “in situ” usados na avaliação de alimentos. Metodologias específicas voltadas à nutrição animal (monogástricos e Ruminantes).

6. Disciplina: Eficiência Reprodutiva em Animais Domésticos e Biotécnicas Afins

Carga Horária: 45 horas

Ementa: Introdução à fisiologia da Reprodução Animal. Manejo para máxima eficiência produtiva e reprodutiva de Machos e Fêmeas. Índices reprodutivos na pecuária. Estação de monta na pecuária de corte. Manipulação do ciclo estral. Inseminação Artificial. Transferência de Embriões. Produção in vitro de embriões.

7. Disciplina: Avaliação e Tipificação de Carcaças

Carga Horária: 45 horas

Ementa: Estrutura e composição do músculo. Contração e relaxamento muscular. Conversão de músculo em carne. Propriedades da carne fresca. Resfriamento. Normas para avaliação de carcaças. Fatores qualitativos: maturidade fisiológica da carcaça, marmoreio, coloração, textura e firmeza, conformação. Fatores quantitativos: peso de carcaça, área de lombo, espessura de gordura sub-cutânea, comprimento de carcaça, percentagem do serrote, perna e pernil. Avaliação em laboratório: maciez, suculência e sabor. Escala de pontos para avaliação subjetiva.

8. Disciplina: Alimentos Alternativos para Ruminantes

Carga Horária: 45 horas

Ementa: Estudo e discussão de alimentos alternativos para alimentação de ruminantes.

9. Disciplina: Alimentos e Nutrição de Organismos Aquáticos

Carga Horária: 45 horas

Ementa: Fundamentos da alimentação e nutrição; metabolismos de nutrientes; exigências nutricionais de peixes onívoros, carnívoros e crustáceos; distúrbios de caráter nutricional; valor nutricional dos alimentos; processamento de rações; manejo alimentar.

10. Disciplina: Bioquímica Aplicada a Produção Animal

Carga Horária: 60 horas

Ementa: Estrutura, classificação e funções biológicas de carboidratos, lipídeos, proteínas e aminoácidos. Metabolismo de carboidratos, lipídeos, proteínas. A inter-relação entre nutrientes para os animais de produção.

11. Disciplina: Biotecnologia da Reprodução Aplicada ao Sêmen de Ovinos

Carga Horária: 45 horas

Ementa: Aspectos anatômicos e funcionais do sistema reprodutor do macho. Sêmen e suas características. Colheita e avaliação do sêmen in natura. Processamento do sêmen fresco. Processamento do sêmen para refrigeração. Processamento do sêmen para criopreservação. Análise da qualidade do sêmen processado. Aplicação do sêmen - Inseminação artificial

12. Disciplina: Fisiologia de Plantas Forrageiras

Carga Horária: 60 horas

Ementa: Fotossíntese. Reações de carboxilação: plantas C3, C4 e CAM. Respiração. Balanço de C em plantas forrageiras. Crescimento e desenvolvimento. Acúmulo e mobilização de reservas orgânicas. Metabolismos secundários e defesa vegetal. Translocação de fotoassimilados no floema. Fisiologia de plantas forrageiras em condições de estresse abiótico (seca, sombreamento, frio). Fisiologia aplicada ao manejo das pastagens.

13. Disciplina: Fisiologia da Reprodução e da Lactação em Fêmeas Domésticas

Carga Horária: 45 horas

Ementa: Neuroendocrinologia da reprodução e seus mecanismos de controle, Ciclos Reprodutivos, Oogênese e Foliculogênese, Esteroidogênese, Dinâmica Folicular Ovariana, Ovulação e Luteogênese, Fecundação, reconhecimento materno da gestação, Determinação e diferenciação sexual, período de transição, parto e puerpério; Fisiologia da Lactação, Mamogênese, Lactogênese, Galactopoiese, involução da glândula mamária, Mecanismos endógenos e exógenos que afetam a composição e secreção de leite, hormônios envolvidos e precursores do leite, transferência de componentes do sangue (fenômenos ativos e passivos), Lactação e hormônios específicos e coadjuvantes. A curva de lactação. Efeito da alimentação e de fármacos na quantidade e composição do leite. Fisiologia da ordenha.

14. Disciplina: Produção de Pequenos Ruminantes

Carga Horária: 45 horas

Ementa: Importância sócio-econômica dos pequenos ruminantes. Agronegócio da caprino-ovinocultura. Sistemas de exploração de pequenos ruminantes. Manejo reprodutivo, seleção e cruzamentos. Formação de rebanho. Manejo alimentar e sanitário. Planejamento da criação. Principais doenças infecto-contagiosas e parasitárias. Instalações. Exigências nutricionais de caprinos e ovinos.

15. Disciplina: Redação Científica I

Carga Horária: 30 horas

Ementa: Bases teóricas. A lógica da pesquisa. Concepção do artigo cientifico. Estilo da redação. Título. Resumo. Introdução. Material e métodos. Resultados e Discussão. Conclusões. Referencia Bibliográfica. Publicação.

16. Disciplina: Bioética na Experiementação Animal

Carga Horária: 45 horas

17. Disciplina: Nutrição de Equídeos

Carga Horária: 60 horas

18. Disciplina: Estágio Docência e Pesquisa I

Carga Horária: 

Ementa: O estágio de docência e pesquisa I é uma atividade obrigatória para discentes bolsistas de qualquer órgão financiador, tendo como objetivo o aperfeiçoamento da formação do discente de pós-graduação para o exercício da docência em nível do ensino superior mediante acompanhar, planejar e ministrar aulas teóricas e práticas em disciplinas em nível de graduação, bem como na elaboração de exercícios e na avaliação dos alunos de graduação sob a supervisão e acompanhamento do professor responsável pela disciplina.

19. Disciplina: Estágio Docência e Pesquisa II

Carga Horária: 15 horas

20. Disciplina: Reprodução e Larvicultura de Peixes

Carga Horária: 45 horas

Ementa: Estudo dos processos biológicos e biotecnológicos relacionados com a reprodução e larvicultura de peixes, fisiologia da reprodução, anatomia e morfologia do sistema reprodutivo, fatores ambientais que interferem na reprodução, seleção de espécies, comportamento reprodutivo e suas aplicações na reprodução artificial, características morfológicas e fisiológicas dos gametas, biotécnicas aplicadas à reprodução, manipulação cromossômica, desenvolvimento embrionário e larval de peixes e noções de larvicultura.

21. Disciplina: Técnicas de Experimentação para Nutrição de Organismos Aquáticos 

Carga Horária: 45 horas

Ementa: A definir

22. Disciplina: Ecofisiologia de Plantas Forrageiras e Métodos de Avaliação de Pastagens

Carga Horária: 60 horas

Ementa: A definir

23. Disciplina: Alimentação e Nutrição de Animais Não Ruminantes

Carga Horária: 45 horas

Ementa: A definir

24. Disciplina: Fisiologia da Digestão de Monogástricos

Carga Horária: 60 horas

Ementa: A definir

25. Disciplina: Forragicultura

Carga Horária: 60 horas

Ementa: A definir

26. Disciplina: Técnicas de Avaliação de Alimentos para Ruminantes

Carga Horária: 60 horas

Ementa: A definir

27. Disciplina: Tópicos Especiais em Produção Animal I

Carga Horária: A definir

Ementa: A definir

28. Disciplina: Tópicos Especiais em Produção Animal II

Carga Horária: A definir

Ementa: A definir

29. Disciplina: Tópicos Especiais em Produção Animal III

Carga Horária: A definir

Ementa: A definir

30. Disciplina: Tópicos Especiais em Produção Animal IV

Carga Horária: A definir

Ementa: A definir

31. Disciplina: Tópicos Especiais em Produção Animal V

Carga Horária: A definir

Ementa: A definir

32. Disciplina: Tópicos Especiais em Produção Animal VI

Carga Horária: A definir

Ementa: A definir

33. Disciplina: Tópicos Especiais em Produção Animal VII

Carga Horária: A definir

Ementa: A definir

34. Disciplina: Tópicos Especiais em Produção Animal VIII

Carga Horária: A definir

Ementa: A definir

35. Disciplina: Tópicos Especiais em Produção Animal IX

Carga Horária: A definir

Ementa: A definir

36. Disciplina: Tópicos Especiais em Produção Animal X

Carga Horária: A definir

Ementa: A definir

37. Disciplina: Tópicos Especiais em Produção Animal XI

Carga Horária: A definir

Ementa: A definir